Home > Empresa > Mercado Municipal > Sua história > Mercado comemora 50 anos com comemorações e muitas lembranças
Contato
Mercado comemora 50 anos com comemorações e muitas lembranças PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Maio de 2009 21:00

Inaugurado no dia 9 de maio de 1959 o Mercado Municipal de Araraquara foi construído para substituir as Feiras Livres que eram realizadas, desde o ano de 1917, no antigo Largo da Câmara, hoje Praça Pedro de Toledo – durante muitos anos o atual prédio do Museu Voluntários da Pátria foi sede, simultaneamente, da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Com os trabalhos de sua construção iniciados no final dos anos 40, o prédio do Mercado Municipal demorou anos para ser concluído e os araraquarenses, no inicio dos anos 50, testemunharam a paralisação das obras quando elas estavam ainda na armação das ferragens para a laje da parte de cima do edifício, período em que, por erros de cálculo – hipótese levantada pela população da época -, ou não, causaram a interrupção dos serviços por muitos anos.

“Tudo isso aqui era uma mata. Havia muitas árvores e pés de mamona e o lugar era utilizado pela molecada para brincar e fazer guerra com estilingues. Um dia a Prefeitura chegou aqui e começou a levantar o prédio. Nós ficamos anos aqui, sem poder brincar, mas maravilhados, assistindo a construção. As vigas de madeira foram levantadas uma a uma pelos próprios trabalhadores, não havia máquinas para fazer isso”, lembra o engenheiro da Prefeitura de Cubatão, o araraquarense Antonio Guimarães Neto, que se fez presente as comemoração deste sábado.

Guimarães é filho do ex-diretor da Estrada de Ferro da Araraquarense (EFA), o poeta, Trifonio Guimarães – falecido em 1994 - e Olívia Catanzaro Guimarães – ainda viva -, e a família reside na esquina da Avenida Duque de Caxias com a Rua Gonçalves Dias desde o final dos anos 30.

Inaugurado durante a 1ª administração de Rômulo Lupo, o Mercado Municipal é considerado, ao lado da criação da Companhia Troleibus de Araraquara (CTA) uma das grandes realizações do ex-prefeito, mas hoje já necessita de uma revitalização.

As comemorações pelos 50 anos do histórico prédio se realizaram na parte externa do edifício, onde a Prefeitura montou um estande de onde o radialista Geraldo Marchesi transmitiu ao vivo seu programa Sábado Maior. Compareceram ao evento, diversas autoridades araraquarenses, como o prefeito Marcelo Barbieri, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Tenente Santana (PSDB) e Serginho Gonçalves (PMDB),o chefe de gabinete Helio Azevedo e o assessor Thiago Cavalheiro, que permaneceram longo tempo conversando sobre a história do local com Guimarães, testemunha do período.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Araraquara

Por Hamilton G. P. Mendes

Última atualização em Qui, 31 de Dezembro de 2009 09:58
 
Copyright © 2017. JR Chapéus e Calçados. Designed by Shape5.com