Home > Empresa > Mercado Municipal > Sua história > Mercado Municipal comemora cinquentenário com diversas atrações
Contato
Mercado Municipal comemora cinquentenário com diversas atrações PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Maio de 2009 21:00



Mercadão foi inaugurado durante a 1ª administração de Rômulo Lupo
As comemorações pelos 50 anos do Mercado Municipal foram realizadas na parte externa do prédio. A prefeitura montou um estande de onde o radialista Geraldo Marchesi transmitiu ao vivo seu programa “Olha a Hora”. Compareceram ao evento, diversas autoridades araraquarenses, como o prefeito Marcelo Barbieri, o vereador Elias Chediek, o chefe de gabinete Helio Azevedo e o assessor Thiago Cavalheiro, que permaneceram longo tempo conversando sobre a história do local com Guimarães, testemunha do período.

O prefeito parabenizou Geraldo Marchese, destacou a importância do Mercadão para cidade e lembrou que costumava ir ao local quando criança, acompanhado pelos pais. “O Mercado Municipal é, sem dúvida, uma referência para a cidade”, explicou o prefeito, que reforçou seu empenho em revitalizar o local. “Estamos buscando recursos junto ao Governo Federal para reformar e recuperar este espaço tão importante para Araraquara”, salientou. Durante a festa, Marcelo falou à população sobre importantes projetos da Prefeitura, como o Governo Popular nos Bairros, o Orçamento Participativo, os cursos gratuitos de qualificação profissional e a implantação da internet grátis. O prefeito aproveitou a ocasião para parabenizar todas as pessoas que trabalham diariamente no Mercado Municipal e para cumprimentar as mães que estavam no local. O Mercadão é um dos mais tradicionais centros de compras de Araraquara e, segundo Francisco César Belineli, tesoureiro do local, o Mercado Municipal recebe diariamente, cerca de 1200 pessoas vindas de diferentes pontos da cidade e de toda a micro-região. A festa dos 50 anos do Mercado Municipal contou com shows musicais do Grupo Emoções da Terra, Duo Glacial, Romeu e Renato, Pedro e Bino, Jean e Ramon, além de sorteio de brindes, cortes gratuitos de cabelo, aferição de pressão arterial, orientações de combate à dengue e informações sobre queimadas urbanas.


Mercado Municipal
Inaugurado no dia 9 de maio de 1959 o Mercado Municipal de Araraquara foi construído para substituir as Feiras Livres que eram realizadas, desde o ano de 1917, no antigo Largo da Câmara, hoje Praça Pedro de Toledo – durante muitos anos o atual prédio do Museu Voluntários da Pátria foi sede, simultaneamente, da Prefeitura e da Câmara Municipal. Com os trabalhos de sua construção iniciados no final dos anos 40, o prédio do Mercado Municipal demorou anos para ser concluído e os araraquarenses, no inicio dos anos 50, testemunharam a paralisação das obras quando elas estavam ainda na armação das ferragens para a laje da parte de cima do edifício, período em que, por erros de cálculo – hipótese levantada pela população da época -, ou não, causaram a interrupção dos serviços por muitos anos. “Tudo isso aqui era uma mata. Havia muitas árvores e pés de mamona e o lugar era utilizado pela molecada para brincar e fazer guerra com estilingues. Um dia a Prefeitura chegou aqui e começou a levantar o prédio. Nós ficamos anos aqui, sem poder brincar, mas maravilhados, assistindo a construção. As vigas de madeira foram levantadas uma a uma pelos próprios trabalhadores, não havia máquinas para fazer isso”, lembra o engenheiro da Prefeitura de Cubatão, o araraquarense Antonio Guimarães Neto, que se fez presente as comemoração deste último sábado. Inaugurado durante a 1ª administração de Rômulo Lupo, o Mercado Municipal é considerado, ao lado da criação da Companhia Troleibus de Araraquara (CTA) uma das grandes realizações do ex-prefeito, mas hoje já necessita de uma revitalização.

 

Fonte: Jornal "O Imparcial" (de Araraquara)

Última atualização em Dom, 30 de Janeiro de 2011 23:15
 
Copyright © 2017. JR Chapéus e Calçados. Designed by Shape5.com